terça-feira, dezembro 20, 2005

Campeonatos Nacionais de Clubes

As equipas que estiveram presentes em Paços de Ferreira em representação do ALDESP nos campeonatos nacionais de clubes das 3ª e 4ª divisões tiveram desempenhos diferentes. A equipa feminina composta por seis atletas nada experientes neste tipo de provas obteve um modesto 22º lugar na tabela classificativa da 4ª divisão tendo assim de disputar a fase de qualificação destes campeonatos para o ano.
Ainda assim resultaram destes campeonatos dois records pessoais (Andreia Fonseca aos 200m estilos com 2:51.14 e Rafaela Magalhães aos 50m livres com 31.34). Nas dez primeiras (9ª) ficou Marisa Antunes na prova de 200m costas com o tempo de 2:43.83.

Já a equipa masculina saldou-se destes campeonatos positivamente alcançando o 15º lugar no escalão terciário atingindo amplamente o objectivo traçado, ou seja a manutenção.
Individualmente destaque para o record distrital sénior de João Cavaleiro aos 800m livres com 8:41.52, tempo que valeu a 2ª posição nesta prova, os records do clube aos 100m bruços de João Bastos com 1:10.91, tempo equivalente à 7ª posição, aos 400m livres de João Cavaleiro com 4:14.62 (e 2:04.05 na passagem aos 200 metros) ficando na 5ª posição e aos 200m mariposa de Hugo Lopes com 2:28.94. Ainda nos dez primeiros ficou João Bastos na prova de 200m bruços que apesar de continuar longe do seu melhor (realizou 2:36.05) garantiu o 5º lugar nesta prova.
Miguel Oliveira ainda realizou dois records pessoais na prova de 200m costas (2:21.79) e 100m livres (58.47).

FOTOS: Paulo Campos

40 comentários:

Anónimo disse...

Sem esquecer o Tigre que o Professor Renato matou na auto-estrada durante a viagem de regresso. Isso sim, é um verdadeiro recorde nacional.
Abraço e muita amizade a toda a equipa, vcs merecem.

Beba Água disse...

tás mt critico em realção ao teu estado de forma...
1:10 foi bem bom

Anónimo disse...

Foi pena

Anónimo disse...

beba água é verdade, 1:10 pra mim foi mt bom... mas quando se nadam 12 kms por dia durante um mês para s piorar 3 segundos aos 200br e 4 aos 200est é no mínimo frustrante! mas parafraseando alguém k tu tão bem cnheces :P há coisas dificeis de explicar!! :)
Mas pronto agr é treinar cada vez mais já k agr temos alguem na nossa ekipa desejoso de subir de divisão eheh

Beba Água disse...

esse cavaleiro é um ganda maluko e um gajo porreiro

Beba Água disse...

ver report da 3ª div em:
http://bebaagua.blogspot.com/2005/12/report-da-3-diviso-masculina.html

Anónimo disse...

apesar do cavaleiro ter garantido a manutençao do aldesp penso ke mm sem ele eles teriam conseguido a manutençao, apesar de longe do resultado obtido.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, quero deixar os meus parabéns a ALDESP pela manutenção (penso que era o Objectivo).
Em segundo, elogiar o trabalho que é desenvolvido, tanto pelos resultados obtidos, como pela postura do técnico e nadadores, dentro e fora das piscinas.
Em terceiro e ultimo, dizer ao Bastos para nunca desanimar, nem sempre os melhores periodos de treinos correspondem a obtenção dos resultados desejados...
Um optimo 2006 para todos!

Anónimo disse...

contazulejos obrigado pelas tuas palavras. É sempre bom quando o nosso trabalho é reconhecido!
O relaccionamento entre todos na nossa equipa é realmente muito bom por isso a vontade de todos é de continuar a trabalhar para que possamos fazer cada vez melhor.
Um óptimo 2006 também para ti, cheio de sucessos!

Beba Água disse...

agora tou no msn, por isso apareçam
bebaaguavitalis@sapo.pt

Anónimo disse...

Ainda em relação aos campeonatos...este Renato é grande maluco! Nunca mais vou a Almeirim comer Sopa de Pedra...não va la aparecer cerne de "Tigre".
Um grande abraço para o Renato!

Anónimo disse...

Sim senhora, tanto treino para quase nada. Ao contrário do que tenho lido, o treinador da aldesp pouco percebe disto. Fazer o que ele faz também eu faço. Qualquer um consegue olhar para uma folha de papel e mandar os atletas fazer o que lá está escrito. O dificil é fazer a planificação dos treinos, coisa que este senhor não é capaz de fazer sozinho. Se tem dúvidas, perguntem-lhe quem é que faz os treinos da aldesp à pelo menos 3 anos. Posso dar uma pista. É professor numa escola de desporto do distrito de Santarém. Por aí se vê a qualidade das pessoas. Não basta ter um papel a dizer que se tem um curso, quando não se aprendeu nada enquanto lá se esteve. Duvido muito do futuro da aldesp, sem irem buscar nadadores a outros clubes, não se safam.

Anónimo disse...

LOLOL este último comentário é de rir do princípio ao fim!!
Oh triste ñ sei se te responda, se me ria ou se tenha pena...é que esse teu comentário não mostra mais que um profundo recalcamento!
Em primeiro lugar, se o "quase nada" que falas é um 15º lugar na 3ª divisão (quando o objectivo era o 20º) e conseguir pôr meninas de 12 anos a competir de igual para igual com atletas muito mais velhas então deixa-me dizer-te que ou andas com uma visão desfocada das coisas ou então ñ percebes mt disto...
Em segundo lugar, fica descansado que é o nosso treinador, Renato Rodrigues, que faz e orienta todos os treinos do ALDESP. Há aí alguma coisa que bate mal na tua teoria do professor da escola de desporto (LOL)...Então ele é que fazia os nossos treinos e só agora é que resultavam em "quase nada"?!. Mais uma vez concluo que tu ñ percebes mesmo nada de natação...
Por último só te digo que a qualidade das pessoas vê-se quando assumem akilo que dizem e que fazem. Quando nem coragem tens para assinar akilo que escreves dá para ver bem a tua qualidade como pessoa...
Já agr, será que a tua ekipa teve melhor desempenho nos nacionais? Será que esteve lá ao menos?

Olha desejo-te um bom ano e as melhoras :)

Anónimo disse...

Muito bem a inveja vê - se nestes comentários feito por este anónimo que não sabe o que diz.
O treinador da ALDESP,em já provou o que tinha a provar pois os nadadores que têm vindo com ele desde de cadetes foi também tudo planeado por outras pessoas e os treinos são dados por telepatia e como se vê que não precebes nada disto, digo te que os treinos são planeados e têm que ser dados no momento certo és um teórico sem nível.
Renato segue o teu trabalho porque pessoas com INVEJA à muitas por ai.

Um abraço

De um treinador que te conhece desde do início da tua equipa.

Anónimo disse...

e pronto assim se vê que ha clubes com muita inveja do ALDESP! meu caro anonynous um conselho concentrate na tua equipa(se é que a tens) que nem deve ter ido ao nacionais de clubes e trata bem dessa dor de cotevelo...por vezes essa doença pode levar a beira de um abismo...


Feliz 2006 para todos

Anónimo disse...

LOL!..
De morrer a rir!
O dificil é adaptar os planos ao que sabes que em situações ideais é correcto mas pode não se-lo em função de cada atleta, em função das condições de treino e de mil e uma variaveis e isso exige um grande conhecimento dos atletas e só quem lida diaramente com eles é que consegue faze-lo.
Anonymous, se quiseres os planos de treino dos 4 anos antes dos jogos de Sydney do Thorpe é só pesquisar na net, ou seja é ainda mais facil de que ir a Rio Maior (e mais seguro digo eu...)
Nisto tudo só me satisfaz uma coisa...o teu comentário ainda chegou a tempo de ser considerado para o Top 10 dos cromos do ano(2005)!!
Parabéns!!
Força Renato, Força Aldesp! precisamos de voçês neste triste panorama distrital.
Bom ano para todos!

Anónimo disse...

Ena, ena!!!!!
Não sabia que o meu comentário ia ferir tantas susceptibilidades (se não sabem o que é, vão ver ao dicionário).
Tudo o que escrevi acerca dos treinos da aldesp é verdade.
Caro Sr. João Bastos, conseguir esse resultado da maneira que se conseguiu, com atletas "contratados" a outros clubes, diz tudo.
Quanto aos anos anteriores, o Sr. Renato não esteve sempre sozinho com a competição. Lembro-me pelo menos do Sr. Hugo Louro.
Quanto a equipa, não tenho, só se for o Benfica.
Aos senhores seguintes, que falam em inveja, posso garantir que da aldesp ou do Sr. Renato não tenho nenhuma. Não tem nada que eu queira ou possa algum dia querer.
Sr. contazulejos, os treinos podem ser transmitidos pela net, por telefone, etc... Não é preciso ir a algum lado fisicamente para obter as coisas. Quanto ao Top 10 dos cromos do ano, quando se diz a verdade nada se tem a temer.
De facto estamos com um triste panorama distrital. O vice-campeão devia conseguir mais qualquer coisa.
Já me estava a esquecer!!
OS melhores clubes do distrito não estiveram nos distritais.
Não vou falar sobre isto mais nenhuma vez. O assunto e as pessoas não me merecem mais nenhum comentário.

Anónimo disse...

Sr. Anónimo parece-me que a única susceptibilidade ferida aqui é a sua!
Mas já que tem tanta certeza no que diz, que tal provar. E já agora mostre também o contrato que veinculou algum nadador a nadar pelo Aldesp.
De facto o Sr. Renato não esteve sempre sozinho no comando técnico do Aldesp. No primeiro ano do clube de facto o Sr. Hugo Louro foi um dos treinadores da Aldesp. Dos nadadores que faziam parte da equipa nessa altura apenas dois continuam na equipa e apenas um nadou nos nacionais de clubes, por isso não percebo onde o Sr. Anónimo quer chegar.
No segundo ano do Aldesp para além do Sr. Renato a equipa também era treinada pelo Sr. António Jourdan, actual seleccionador nacional de triatlo (e portanto actual treinador do João Cavaleiro), desde então o Sr. Renato Rodrigues tem sido o único treinador do Aldesp, tanto da equipa de competição como da equipa da pré-competição por isso é com propriedade que digo que foi ele que fez esta equipa e só ele tem o conhecimento suficiente da equipa para elaborar os treinos.
Ainda bem que não há nada que inveje no Sr. Renato porque nunca jamais em tempo algum poderia conquistar metade do que ele já conquistou e olhe que dá a nítida sensação que tem muito a temer já que nem sequer se identifica. É pena realmente não ter uma equipa, até podia ser que fizesse melhor para o ano.
Assim sendo a sua participação na natação fica-se pelos comentários dementes (se não sabe o significado veja no dicionário)que insiste em proferir. É pena que (ao que parece) não os profira mais, proporcionou risos convulsos a muita gente.
Para terminar este meu comentário resta-me agradecer a atenção que tem pela nossa equipa e pelos que nela trabalham :)

Anónimo disse...

Último e definitivo comentário. A atenção que tenho, é porque sempre gostei de rir ao ler tantas anedotas que se escrevem acerca dos "grandes resultados da aldesp", que não passam de "fogo de vista" para enganar alguns ignorantes, dos quais o Sr. Bastos pareca ser o porta-voz.
Quanto a provas, só digo o apelido do Sr. que faz os treinos é igual ao de um dos guarda-redes do Benfica.

Anónimo disse...

Mas uma coisa é certa...A fazer 12 km por dia durante um mes,devias era tar a bater recordes do mundo e nao a piorar tempos...Logo a partir daí se nota a qualidade do teu tecnico e como ele te conhece tão bem, capaz de adaptar um treino a tua medida!Sem conhecer a vossa realidade acho que isto diz tudo!

Anónimo disse...

A única pessoa que falou em "grandes resultados" foi o Sr. Anónimo, não nos orgulhamos dos nossos resultados por serem grandes mas sim por servirem os nossos objectivos. Só o Sr. Anónimo é que parece que não percebe isso, e depois acusa outros de ignorância...
Outra coisa, como está completamente fora da nossa realidade eu insiro-o um pouco nela...Uma vez que estudo em Lisboa e por isso é também onde resido durante a semana, para poder treinar com condições tenho de treinar com outra equipa e como deve saber (ou não) há sempre um período de adaptação a outro tipo de treinos. Daí que a culpa (se assim quiser chamar) dos meus tempos é dessa adaptação e aliás como pode conferir, todos os meus colegas têm melhorado as suas marcas, daí pode aferir que a qualidade do nosso técnico não está em causa. Mais, os meus objectivos na natação são fazer aquilo que gosto e divertir-me a fazê-lo, não me importo minimamente com as considerações que o Sr. Anónimo ou outra pessoa qualquer faça sobre os meus desempenhos, a não ser dentro da minha equipa. Quando eu tiver preocupado em bater records do mundo até pode ser que me importe (LOL).
Quanto à sua teoria, continuo a dizer-lhe que está completamente errada mas se quiser continuar a acreditar nela é consigo.

Anónimo disse...

Atenção que pode haver mais que uma pessoa como anónimo.Aquele foi o meu último comentário. Não falo acerca da vossa realidade, de que por acaso até conheço qualquer coisa. Conheço Almeirim e as instalações onde treinam. Mas isso não quer dizer que que o que eu disse não seja verdade.

Anónimo disse...

é pema vire para aqiu criticar o trabalho dos outros e nem sequer são capazes d dar a cara

Anónimo disse...

Meu caro amigo anónimo, nem imagina a vontade que tinha de lhe poder agradecer pessoalmente os seus taos valorosos comentários. Talvez um dia, quem sabe...
No entanto deixe-me apenas felicitá-lo por tão brilhante descoberta. Os seus comentários são sem sombra de dúvida o melhor incentivo a quem faz do desporto uma paixão e forma séria de estar na vida, ao contrário da sua pessoa. Mas não desespere, o seu caso tem tratamento, ainda que não seja uma recuperação total, poderá sempre contar com alguma melhoria. Além disso terá sempre futuro garantido, ainda que não seja como pessoa. Poderá sempre criticar tudo o que de bom vê nos outros e inveja por não conseguir alcançar ou merecer. Não desespere amigo, já agora uma abraço para 2006 e sempre que quiser estar entre gente boa, apareça por Almeirim, será bem vindo, garanto-lhe.
Só mais uma coisa, eu nem sequer sou treinador de natação, no entanto tento todos os dias ser uma pessoa feliz. Abraço.

Anónimo disse...

Quem os ouvir falar ate parece que a aldesp é alguma coisa de jeito...Ja tinham tempo e condições suficientes para estar muito melhor do que estao actualmente!Mas de quem é a culpa nao me perguntem que isso nao sei responder.Mas fazerem do vosso treinador o maior...nao caiam voces no ridiculo!E isso de cursos é muito subjectivo...Lá por ser marrao nao quer dizer que perceba muito do assunto!

Anónimo disse...

Mas quem é que deixou a porta aberta para poderem entrar estes animais? Meus amigos anónimos (tb sou, eu sei), na realidade os vossos comentários da treta já começam a cheirar um pouco à mesma matéria que circula nas vossas cabeças. Façam um favor a vós próprios, ide evacuar e desapareçam. Arre.....

Anónimo disse...

voces tão se a esquecer que os nadadores também contam muito.o tecnico pode ser bom mas se os nadadores não se aplicarem os resultados podem não ser os desejados eu não tou a criticar ninguem mas este é o meu ponto de vista.

Anónimo disse...

Este Anónimo, não o é.
Sou António Moreira. Prof. Adjunto na ESDRM, e para os que não me conhecem, durante muitos anos treinador de Natação.
Hesitei bastante em colocar uma mensagem neste blog, por várias razões, que passo a explicar.
1. A referência à minha pessoa não é explícita, nem desprestigiante, portanto se fosse do tipo de pessoa "Cala-te, se não ainda vão dizer mal de ti" deveria estar quieto...
Mas não sou esse tipo de pessoa

2. Ao responder a este tipo de mensagens perdemos tempo, e eu tenho pouco tempo para perder, ou gosto pouco de perder tempo, mas por outro lado, eu sou um defensor da liberdade de expressão e acho que estes espaços são um espaço privilegiado para exprimirmos opiniões, portanto....
3. Qualquer coisa que eu diga corre o risco de ser interpretado como pretensiosa, dado o contexto em que a conversa é introduzida....

No entanto a defesa da verdade, e a minha forma de estar na vida merecem que eu Escreva algumas linhas...
Não é por nada mas gosto de andar na Vertical, que para quem não sabe, é uma das características que nos distingue dos outros animais...

Primeiro, acho que as qualidades de Treinador do Dr. Renato Rodrigues, são muito boas, passo a objectivar, é Metódico e Organizado, é Persuasivo e persuasor q.b., é Conhecedor dos mecanismos que sustentam os processos de treino, e tem experiência e maturidade suficiente para conduzir e orientar Jovens, talvez algo mais...mas para o caso não interessa. Esta opinião, é isso mesmo, uma opinião, mas a minha opinião, que fui seu Professor durante 4 anos, vale o que vale.

É verdade que várias vezes, mesmo depois de ter terminado o curso, o Dr. Renato Rodrigues me procurou para falar sobre vários assuntos, entre os quais o Plano de Treino da Equipa de Natação da ALDESP, fazia na qualidade de ex-aluno, e na base da relação de amizade que granjeamos ao longo do curso, que mal tem isso!!?
As conversas eram gratuitas, e versavam sobre os métodos de treino mais adequados a cada tarefa, os meios de treino necessários, e a dinâmica das cargas de cada microciclo.
(só revelo estes aspectos, porque já conversei com o Dr. Renato Rodrigues).
No fundo se quiserem eu funcionava como um conselheiro (gratuito e amigo), metodólogo será o termo correcto, aliás tal como o Dr. Renato me disse a minha despretensiosa ajuda foi referida aos elementos da Equipa.
Mais uma vez só mentes invejosas podem achar estes factos estranhos, eu enquanto treinador discutia os meus planos de treino com outros treinadores e nunca me envergonhei disso...alguns até com nadadores e nadadoras rivais

Quando somos profissionais, percebemos que aquilo que devemos fazer como treinadores é controlar o Processo de Treino na medida do possível, os resultados dependem muito desse controlo e do que os nadadores fizerem durante a prova, mas isso nós controlamos pouco, ...é por isso que os ingleses usam o termo Performance para o resultado desportivo...é único...Isso pertence fundamentalmente ao Nadador....
Por isso o Treinador ainda tem alguma responsabilidade para além da imprevisibilidade dos resultados, agora o Conselheiro a única responsabilidade é com o aconselhado e essa Eu e Ele resolvemos e bem....;)
Um abraço Renato.
Um abraço ao Octávio e ao contazulejos, e ao resto do ppl da natação,
e um conselho aos invejosos, humildade e trabalho são dois condimentos necessários ao SUCESSO

Anónimo disse...

Caro anonymous. Quem és tu para falar do que não sabes?!?!? Nem sequer estás cá para ver!!
Mandar os atletas fazer não é difícil agora saber mandar já é outra história. Venha quem vier Ele é o único que nos da força para não desistir, que nos motiva quando estamos em baixo.
Sr. Cobarde este Prof. (por quem meto as mãos no fogo sem qualquer medo) não vai buscar nem treinos nem planeamentos a lugar nenhum, posso garantir e afirmar convictamente. Ele até podiria ir a China ou correr o mundo, ele apenas quer o melhor planeamento possível para nós e que faça efeito!!
O Prof. Renato pode não ser o melhor treinador para si, mas é um grande treinador para nós e isso é o que nos interessa tudo o resto é conversa. Um grande treinador não é aquele que sabe fazer treinos e que saber dizer para fazer, mas sim, um amigo que nos apoia quando preciso, repreende quando assim deve ser e nos incentiva e moraliza.
O Prof. Renato além de muitas outras características e destas acima referidas é uma pessoa excelente que dá tudo o que tem por nós!!

Um grande abraço para o Prof. Renato Rodrigues e para todo o pessoal que nos apoia e nos ajuda

Um feliz 2006 cheio de coisas boas

Hugo Lopes

Anónimo disse...

Ora bolas!!
Como amigo do Renato fico triste por uma coisa...a minha participação não foi nem de perto tão eloquente como a dos Professores Moreira (um abraço para si e um super 2006) e Hugo Louro.
Só uma coisa...então professor Moreira, só gosta de andar na vertical? mas a maior parte do nosso tempo é passado com pessoal que anda na horizontal, desde que estejam na agua não ha problema não é?...
Um grande abraço para todos...

Anónimo disse...

já chega de tanta polémica!!!
falem de algo k realmente importa!
o actual estado da nossa natação não comporta com polémicas destas.
debatam antes o k pretendem fazer de melhor para o futuro.

Anónimo disse...

Como já te ouvi dizer muitas outras vezes, "ALDESP, não é um bando, é uma EQUIPA". Melhor definição não há. Saúde amigo Renato e que 2006 traga a continuação do sucesso.

Anónimo disse...

Boas. Depois de tanta coisa dita a unica coisa a acrescentar é o meu testemunho. O testemunho de alguém que pertenceu à equipa de competiçao da ALDESP desde o 1º ano de funcionamento das piscinas municipais (quando a equipa nem se chamava ALDESP ainda..). Desde então tive 4 treinadores diferentes, sendo dois deles o Renato Rodrigues e Hugo Louro. Como fui sempre o mais velho da equipa, desenvolvi uma relaçao de amizade com os dois. Para nós, que passamos horas sem fim na piscina, é facil compreender que aquelas pessoas se tornam a nossa segunda familia. Concretamente no caso do Renato, além de meu treinador tornou-se meu grande amigo. E essa é mesmo a principal qualidade do Renato, consegue estabelecer ligações de respeito e amizade com todos os atletas, e só quem está de fora e não sabe do que fala é que menospreza isso. Quanto às capacidades técnicas, já aqui foram discutidas por pessoas que certamente sabem mais que eu, e obviamente, os resultados falam por si. Sou apenas um (ex) atleta que ficou eternamente marcado pelas pessoas com quem convivi durante anos naquelas piscinas. E o meu treinador, o Renato, com quem eu ainda hoje tenho conversas de verdadeiro amigo, de mim só vai receber os mais variados elogios e sentimento de respeito.

Um grande abraço Renato, vemo-nos pela piscina.

Filipe Torres

Anónimo disse...

Contazulejos, É verdade...
para Nadar é outra coisa...como ambos sabemos, procuramos que a Posição HidrodinÂmica Fundamental seja próxima da horizontal....para diminuir o arrasto....:),:),:D

Obrigado pelos votos de Bom Ano, que retribuo a todos, incluindo aqueles que se encontram numa fase de desenvolvimento pessoal mais conturbada....

A.M.

Anónimo disse...

Penso que tenho um palpite de quem é o autor dos comentários . Será o Garnacho ou o Mário? hum...
Para votarem no Mário digam Atrasado e no Garnacho invejoso estúpido !
fico á espera de Votos ;)

Anónimo disse...

já a agora os comentários anónimos que veêm a atacar o Prof. Renato Rodrigues em relação á autoria dos Treinos.

Anónimo disse...

concordo com o aguamorna !!!! debatem de coisas interessantes !!!
o forum da ANDS acabou pelas mesmíssimas razões( só servia para ofenderem -se uns aos outros) não suportava que o Blog da minha equipa acaba-se pela mesma razão só por causa de uns comentários insignificantes e invejosos.

Anónimo disse...

É Verdade estes comentários invejosos cheiram - me a uma pessoa de saias.
A vigança serve - se FRIA ou seja GELADA.

Nadador dos Velhos

Anónimo disse...

Mas afinal kek interesao os resultados do ALDESP? dos clubes da ands? o ke interesa? nada! estes apenas aos prorpios dizem respeito... s servem os seus objectivos kual e o problema?
behave yourselve

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.