quarta-feira, novembro 19, 2008

[Off-Topic] Sobre os regionais de Coruche...

Este é um blog noticioso e não um blog de opinião, daí que o texto que se segue é pessoal e reflecte a opinião somente de quem o assina:


Parece-me concensual que a nível organizacional os regionais de Coruche estiveram longe de correr bem. A meu ver correu mal logo na escolha da piscina; é verdade que os campeonatos regionais não têm de ser sempre em Tomar, mas já que os nacionais de clubes da 3ª e 4ª divisões vão ser disputados nessa piscina talvez fizesse sentido este ano os regionais serem disputados novamente em Tomar. Quanto à piscina de Coruche: é provavelmente a piscina com melhores balneários da Associação, mas por outro lado é a única piscina da Associação que utiliza separadores sem quebra-ondas e que necessita de recorrer a placas de viragens (por sinal pouco seguras já que é a segunda vez que um nadador do AVQA se corta nessas placas).

Quanto aos campeonatos em si, houve demasiados erros, desde a falta de medalhas (foram entregues no pódio e devolvidas logo após a "cerimónia"), atletas que ficam em 6º ou 7º lugar serem chamados ao pódio por lapso, classificações fictícias com tempos fictícios corrigidas no dia seguinte (sabe-se lá como...) e várias hesitações entre dar início às provas ou entregar medalhas.

De entre tudo isto, e para não se pensar que tudo foi mau, importa ressalvar que a disponibilização online dos resultados logo após cada jornada foi um aspecto bastante positivo, mas é muito pouco para anular o que foi mau.
Quando existem associações onde se considera vergonhoso haver provas sem placas electrónicas, fica-se com a sensação que a ANDS vive ainda no terceiro mundo das associações!
Resta-nos esperar que estas situações não se repitam e que melhores provas virão...


João Bastos

14 comentários:

Anónimo disse...

é o k dá não sairem da terrinha ou do distrito, houve erros sim e gravas mas todos foram corrigidos mais depressa ou mais devagar todos foram. agora tac´s para o nacional inventados como ja houve, isso é k felizmente para a natação é k já deixou de existir, pena para quem os teve mas a verdade é k as injustiças finalmente acabaram...

Anónimo disse...

Ola!!

Desde já passo a dizer que concordo quando diz que a escolha da piscina não foi a melhor!!

Quanto ao resto, a opinião é sua e ninuém a deve criticar, apenas acho que lhe ficava bem pensar um bocadinho antes.

- Quanto á falta de medalhas como deve imaginar para a associação isto não é uma situação de que se deve orgulhar, e desde já lhe digo que não é por falta de trabalho e empenho por faltar da associação.

- Quanto aos atletas serem chamados por lapso, acho que errar é humano e como deve imaginar estar numa piscina desde as 8 da manha as 8 da noite em frente a um computar a pessoa acaba por ficar cansada e cometer erros, é claro que é a função dessa pessoa, mas a pessoa ao fim de um dia acaba-se por cansar.

- Quanto aos tempos, isto tem a sua graça, porque se um atleta bater um record nacional o árbitro é o melhor do mundo,porque sabe tirar tempos, agora se por alguma razão á problemas já cai tudo em cima da arbitragem.

Por acaso alguém parou para pensar que nos regionais todos(quer associação, quer arbitros, quer dirigentes, quer treinadores, quer nadadores)querem que corra tudo bem??

Mas a verdade é que nem sempre é poxxivel, e sabe porque?? porque os arbitros que ali estão por amor á natação tem vida particular da qual já veem cansado e chega ao fim de semana vão arbitrar uma prova porque gostam daquilo e são os 1º a chegar e os ultimos a sair, sabe quants tempos passa pela mao de um arbitro??quanto responsabilidade se tem que ter??a responsabilidade de quem esta no secretariado?? Acho que pessoas que não perceberam o esforço que foi feito para as coisas serem resolvidas situações como essas não conseguem-se por na pele dessas pessoas....

É triste a associação so ser falada por maus motivos...

E quanto á cronometragem electronica, talvez seja melhor disensar os arbitros e usar so cronometragem electronica, dps gostaria de ver, de quem e de que faleriam mal....

Fica aqui um desabafo de uma pessoa que não gosta que as pessoas so critiquem quando algo corre mal....

Anónimo disse...

Segundo anónimo:

Não duvido do trabalho e empenho da associação, o facto é que foi uma falha e fingir que não aconteceu só porque a associação se empenhou e trabalhou não me parece a melhor estratégia para que não se repita o erro.

Claro que errar é humano, mas se o cansaço de uma pessoa a impede de desempenhar uma tarefa parece-me sensato essa pessoa pedir ajuda a outra(s). Se pensar um bocadinho vai ver que é um problema fácil de resolver, um lapso fácil de evitar e uma crítica fácil de evitar.

Sinceramente não percebi o terceiro tópico...Se um atleta bate um record nacional o árbitro não melhor do mundo (não sei o que queria dizer com isso) e se há problemas, "fica-lhe bem pensar um bocadinho" que alguém terá de ser responsabilizado. Não sei se o foi por alguém com essa competência, a minha critica não é com o intuito de "cair em cima da arbitragem" é porque acho que tanto os atletas merecem melhor como os árbitros conseguem fazer melhor, ou não acha?

Sr Anónimo, eu parei para pensar que todos querem que as provas corram pelo melhor e por isso disse o que achava que não tinha corrido porque acho que a atitude de encolher os ombros não é solução nem evita que estas coisas aconteçam de novo. Saber reconhecer os erros faz parte do processo de evolução.

Os nadadores também têm vida particular, os nadadores também estão cansados (e de que maneira), os nadadores também se esforçam. Se acha que os árbitros não têm a consideração devida pense um bocadinho se os nadadores não se sentiram também desconsiderados.

Está a ser injusto comigo quando diz que "É triste a associação so ser falada por maus motivos...", se ler com atenção o artigo também encontra críticas positivas. O ideal é que se repita o que é bem feito e se evite o que é mal feito. Volto a repetir que o que escrevi foi nesse sentido.

Acho piada que se refira à hipotética utilização de cronometragem electrónica como um castigo...
Ninguém disse que os árbitros (nem outros agentes activos da ANDS) são dispensáveis. Assim como eu não fico contente quando tenho um mau desempenho nas provas e gosto que me digam o que correu mal para poder melhorar, também me parece que seria útil a reflexão de quem deve reflectir mas se acha que me daria ao trabalho de escrever um (agora dois) textos tão grandes só pelo prazer de "dizer mal" então mais vale fazer como toda a gente e encolher os ombros...

Anónimo disse...

A ANDS é uma vergonha!

Anónimo disse...

na verdade fico triste
com estes anonimos afinal quem diz mal sao eles e gratuitamente o joao explicou e bem que era uma opiniao dele e opinioes todos tÊm ou nao?
este blog tenta dar a conhecer as equipas de natacao de almeirim nao ha necessidade de pessoas mal formadas virem pra cà tentar tentar tentar denegrir a equipa
se a vida lhe correu mal
temos pena
parta pra outra
já é sem tempo

estou contigo joao

Anónimo disse...

avqa avqa avqa avqa avqa avqa

Anónimo disse...

mais vale é estares calado e deixares de dizer disparates, pk kem vai a um nacional sem tempo e lógicamente faz ftl, diz.me onde fica a dignidade da ands e do distrito???? pergunta tb essa ao teu treinador...e devias era de estar caladinho pk isso sim foi um grande erro da arbitragem esse e n te desclassificar a bruços, ah espera dv de ser mariposa, ou será maribruços????
pk tanta ipócrisia junta ai... ?

Anónimo disse...

Pessoa anónima,
Ir ao nacional sem tempos? Como é que é possível? E quem diz disparates sou eu?
Um anónimo mentiroso vem falar de hipocrisia, isto há com cada um...

Anónimo disse...

afinal acabo por ver que alem de mentiroso e ignorante
nao é so do avqa que dizes mal
é da ands é dos arbitors todos todos
deve ser como na anedota só tu es verdadeiro so tu e que sabes e vais bem
os outros é por te ver andar a ti ?
continuo contigo joao

Anónimo disse...

meu caro joão carlos bastos chama mentiroso ao teu delegado ou ao teu treinador, mas a mim é bom que te cales pk n me contaram eu vi com os meus próprios olhos eu e quem la estava e se n te lembras eu ajudo-te nacionais na póvoa de varzim no ano passado diz.te alguma coisa????? que vergonha meu deus que má imagem mesmo eu nunca falo mal dos arbitros aliaz falo kd merecem o k n foi o caso a excepeção de um ou dois que estão la os outros foram impecáveis. que a associação quer os arbitros deram o seu melhor mas isto passou.se td pk ouve um técnico que deu por um erro e azar do caneco foi dizer ao seu delegado e o seu delegado no sitio que era de direito disse e td se resolveu. n foi na net n foi nas bancadas n foi em lado nenhum desses onde outros eu ouvi. e ainda por cima certos técnicos km foi o caso do teu vão para o secretariado mandar vir com que direito? mas ele é técnico ou delegado? ao espera será o factor c que ja chegou á natação em strm?
só pode pk o grande joão carlos bastos no distrito de santarem n é desclassificado chega ao primeiro nacional, e só por mero acaso duvido mt da verdade desses tempos, pimba desclassificado. na póvoa a época passada ao n sei queriam.se esconder? é k nem o fato de treino da equipa levaram vestido? nem ele nem o seu técnico era com medo ou estavam de férias???? e ninguém me disse eu estive lá e pergunta aos teus colegas do distrito que la estiveram e te viram, esses sim estavam com o equipamento do seu clube a representa.lo condignamente como qualquer clube merece. ah e quanto ao anónomo que disse que a ands é uma vergonha ele que experimente mudar para leiria se quer ver a desorganização que la vai...quanto ao menino ou menina das anedotas isto n é para rir é grave de mais para se rir. mas dei.me mt goso ver o grande ftl.

Anónimo disse...

Caro,
as presenças nos campeonatos nacionais não se fazem por convite. Se lá estive foi porque fiz o TAC (2.28.94 nos regionais de Tomar) e deves-me ter confundido porque nunca fui a nenhuma prova sem o equipamento do clube. Nem eu nem o meu treinador...

Anónimo disse...

ó anonimo das 10.04
ja marcas-te o teu ponto de vista
só tu e que sabes tudo
ta-se mesmo a ver
agora vens pra um blog de amigos
criar guerras
vai pastar pra outro lado
faz-te á vida
já é sem tempo
o que é que ganhas com isto ?

estou contigo joao

Anónimo disse...

O que interessa é que o AVQA continua unido mesmo que estas ovelhas venham para aqui tentar destabilizar.
FORÇA AVQA
Beijinhos

Anónimo disse...

as verdades doiem tanto ou n podem ser desvendadas que nem ja os comentários são aceites...
fiquem bem ovelhas km a anónonima da 8.55 disse...mééééé